Palavra do Leitor

Apresento a vocês as impressões do primeiro leitor de "Antes tese", meu amigo e também publicitário e designer Tiago Augusto Rodrigues que acabou compondo o prefácio do livro.

Fui convidado a ler o romance de estréia de Renata Cunha, a quem há pouco mais de dois anos tenho chamado de amiga e em retribuição, não poderia deixar de lhe escrever algo, assim compartilho aqui minhas impressões sobre sua obra.

Uma filosofia regada a goles de chá, Antes Tese não defende uma tese, posto que elas já estejam por aí à espera de alguém que possa entrar em conflito com elas; ela nos insere em um provocante jogo de ação, reação e reflexão sobre uma realidade denunciada em uma ficção fecundada de emoções empíricas.

Dotada de uma escrita com certas doses que beiram uma complexidade quase caleidoscópica, que se equilibra numa poesia contada em crônicas do cotidiano, Antes Tese disfarça-se de uma ingenuidade envergonhada, mas de fato com um discurso nem um pouco tolo.

Fazendo jus ao ditado, Renata mostra que conhecimento não é aquilo que sabemos e sim aquilo que fazemos com o que sabemos. Desta forma somos apresentados não apenas há um trabalho de dois anos, mas sim a uma obra construída durante os vinte anos da autora.

Prepare-se para muitas vezes perguntar-se “Porque eu nunca pensei nisso antes?”, Antes Tese cutuca as feridas humanas da razão, da “perfeição”, do medo e do desespero. As personagens existem porque precisam existir, estão fora do controle de seu próprio criador, caminham por passos próprios, existindo simplesmente enquanto devem existir.
 

Sem perceber, somos convidados sem recusa a nos abstrair de nossos próprios atos, e imergir ora nas entrelinhas do que pensamos dizer o narrador, ora naquilo que imaginamos ser o imaginado pelo autor. Entretanto, não existem certezas, Antes Tese não busca sínteses. Seríamos bobos demais se procurássemos uma conclusão ou um sentido para todas as coisas, que dirá, tudo pode não ter sentido algum.


Sorocaba, 01 de julho de 2008.
Tiago Augusto Rodrigues.


Deixe aqui você também seu comentário sobre o romance "Antes tese".

7 comentários:

  1. Antes tese, não dá para ler e deixar de comentar!
    Um romance que mexe com a emoção e opinião do leitor! Os acontecimentos são imprevisíveis... Cada página é uma caixinha de surpresa!

    ResponderExcluir
  2. Estou anciosa p ler este livro.
    Aguardo a publicação.

    ResponderExcluir
  3. Caramba! Re, menina que livro é esse? Que história linda! Eu amei, viciei. Desde que comecei a ler não parei e nem queria que acabasse. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Li e adorei!! Só mesmo uma pessoa com a sensibilidade da Rezinha poderia escrever com tanta propriedade uma história que prende do início ao fim.

    ResponderExcluir
  5. Reee... parabens mais uma vez pelo seu livro!!! Jah terminei de ler... eh otimo!! Desejo tudo de bom...e q seu dom de escrever te traga muitas coisas boas na vida e te permita ir muito longe!!! Beijossss

    ResponderExcluir
  6. Ola...Li seu livro, e posso dizer que foi um dos melhores que ja li na minha vida, Parabens.....

    ResponderExcluir
  7. Acabei de ler o seu livro, e gostei muito mesmo, fiquei surpreso com a qualidade do que você escreveu, espero que este seja o primeiro livro de muitos que eu possa ver com o seu nome na capa.

    Emprestei o livro pra minha mãe, e com certeza irei recomendar a leitura.

    ResponderExcluir